Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

.:Seres vivos inventados – Capítulo 8:.

Impressionante como esses meus alunos me surpreendem. Cada ser vivo mais maluco que o outro.
O primeiro escolhido de hoje é uma invenção do Gabriel 7ºAnoB:
Se liga nas características do bichano:
  • o DNA dele tem 30% de cavalo, 50% de lobo, 20% de serpente;
  • é encontrado na África;
  • é mais rápido que o tigre, chegando a 90km/h e mortal como a serpente;
  • tem veneno nas costas, onde também ficam os espinhos;
  • pode comer um elefante;
  • tem a resistência de um cavalo;
  • podem viver até 200 anos.
O bicho até é bonitinho, mas dá um medão só de pensar em encontrar com ele. Se isso acontecer nem dá para fugir, além dos dentões, os espinhos assustam…
O segundo escolhido é o Elephantilus ponus, do Fábio 7ºAnoB:
digitalizar0013
As características desse super animal são as seguintes:
  • é totalmente sem pelo;
  • muito utilizado em montaria;
  • encontrado em florestas tropicais;
  • quando nascem tem 5m, e quando crescem podem chegar a 100m;
  • comem macacos e cobras (tem que ter muito macaco e cobra para alimentar um bicho desse tamanho);
  • pulam 2x mais que os cangurus;
  • tem uma habilidade igual a dos camaleões: camuflagem, ou seja, mudam de cor conforme o ambiente.
Achei bem criativa a idéia do Fábio e mais ainda quando perguntei porque ele não pintou o bicho. A resposta foi simples e direta: ele se camufla, e como a folha de papel é branca, ele também é branco!
Essa é muito boa!
Beijitchos e até mais….

2 comentários:

  1. Oi... Não entendi o sentido dos alunos inventarem animais... o nome do blog é maravilhas da biologia, como se nao bastassem as maravilhas que já existem! não eram pra tá aprendendo coisas mais úteis? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jai. Concordo com você em uma coisa: existem muitas maravilhas a serem descobertas e muitas ainda que já existiram e que nós nunca saberemos. Nesse ano não foi possível postar tudo o que meus alunos aprenderam, mas tenha certeza que foram muitas maravilhas...
    E essa atividade não foi totalmente inútil, como você imagina, ela trabalhou os seguintes aspectos:
    1) Criatividade – inventar um ser vivo;
    2) Listar as características desse ser vivo;
    3) Desenhar esse ser vivo;
    4) Propor um nome científico;
    5) Classificá-lo seguindo a nomenclatura cientifica;
    6) Apresentação da criação aos colegas.
    Essa atividade trabalhou apenas o tema “Por que classificar?” O objetivo era entender a importância da classificação, pois a principio saíram alguns seres bem parecidos, mas com apenas algumas características diferentes e, portanto, poderiam ter nomes científicos diferentes, e assim os alunos puderam colocar em prática o conceito de espécie.
    E como eu disse, foi apenas uma atividade de introdução ao assunto, depois disso cada aluno escolheu uma maravilha já existente e pode falar sobre ela aos colegas, colocando mais uma vez em prática qual o sentido de classificar cada espécie e essa atividade foi bem mais demorada que essa postada aqui no blog. Mas infelizmente não tive tempo hábil para colocar tudo o que eles aprenderam, principalmente nesse segundo semestre.
    Apesar disso, gostei de sua colocação sobre o nome do blog e o que eu estou postando, a sua opinião pode ser de outras pessoas também e sendo assim, preciso deixar claro quais são as maravilhas da biologia... Dê uma olhada nos outros posts e veja o que acha, comentários são sempre bem vindos.

    ResponderExcluir