Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

Não é uma garrafa de Coca-Cola!!

Olá!!
Quanto tempo sem postar, já estava morrendo de saudades... é que Abril é mês de provas!! Então tenho zilhões de provas para montar, corrigir, lançar, etc..


Mas não estou aqui para falar disso e sim da minha Cultura que vai de vento em polpa!!!


Além dos vários protozoários que já encontrei, também vi muitas algas.. e com o tempo mostrarei para vocês, pois ainda estou pesquisando as espécies!!


Essa que eu achei, é uma alga muito lindinha e parece com uma garrafa de refrigerante, uma das mais vendidas, famosa Coca-Cola, quer dizer pelo menos acho que é... se não parecer por favor me avisem, pois é um sinal que estou completamente viciada nesse refrigerante, pois vejo em todos os lugares, até em uma simples alga!!


Bem, vejam a foto dela em um microscópio eletrônico:

e vejam a foto que eu tirei no meu microscópio:

Parece uma garrafa de Coca-Cola sim, fala sério?

Bem, essa é um espécie do grupo de diatomáceas, são algas. As prinicpais características delas são:
  • São organismos unicelulares;
  • Possuem uma carapaça ou parede silicosa chamada frústula, localizada externamente à membrana plasmática.
  • Ocorrem na água doce e nos mares, podendo ser planctônicas ou bentônicas.
  • Existem algumas espécies que formam cadeias ou colônias simples.
E o mais legal de tudo, podem ser autotróficas ou heterotróficas, quer dizer, produzir ou não seu próprio alimento!!!

Elas são demais, sem dizer que a maioria das algas produzem o tão importante oxigênio para a respiração da maioria dos seres vivos.

Pensem nisso, preservar nossos rios e mares é também preservar as algas, produtoras de Oxigênio!

Um grande beijo e até a próxima!

.:Renatinha:.

2 comentários: