Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Capítulo 5 - Cananéia "Não é isso que você está pensando!"

Oi gente, continuando a contar sobre as minhas aventuras... teve uma delas que foi uma das mais interessantes...

Quando estavamos andando pela praia vimos vários buraquinhos na areia, e fiquei imaginando: que será isso?


A foto ficou engraçada...mas não é um umbigo como deve estar imaginando! rsrsrsrs


Essa é a casinha de um caranguejo... que anda muito rápido e não consegui fotografá-lo para mostrar aqui para vocês...snif

Mas consegui pegar uma foto na internet.. Vejam como ele é fofinho:



É engraçado dizer, mas fiquei até emocionada ao vê-lo pois nunca tinha visto um exemplar vivo. É muito legal ver esse bichinho andando de ladinho.

Foi aí que eu lembrei das minhas aulas de Biologia dos Invertebrados com a minha professora Mônica, pois afinal por que eles andam de lado?

Eles andam de lado porque é dessa forma que as juntas de suas patas se dobram. Ao serem flexionadas, as patas de um lado do corpo do caranguejo o puxam no sentido lateral e as do outro lado do corpo ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido. Eles também podem andar para frente, mas a velocidade é bem menor.

Bem pessoal, por hoje é só... mas fica ligado no blog que tem mais postagens sobre Cananéia!!

Big beijos e boa semana!

Renatinha






2 comentários:

  1. Eu achava que esse bicho fosse um siri. Nas praias de Ubatuba tem um monte deles.

    ResponderExcluir
  2. Não são siris, eu vi um pescador pegando esses bichos com um cano, eles se parecem com camarões usando garras
    Se me lembro bem, ele disse que o nome é choru

    ResponderExcluir